sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Dica: Como criar uma senha

    A Kawacki faz o possível para garantir a segurança dos seus clientes, mas é importante que os clientes também façam a sua parte: criar uma senha segura evita dores de cabeça.
    Uma senha ou password na internet, ou em qualquer sistema computacional, serve para autenticar o usuário, ou seja, garantir que determinado indivíduo que utiliza um serviço é ele mesmo. Se você fornece sua senha para uma outra pessoa, esta poderá utilizá-la para se passar por você na internet e, dependendo do caso, o estrago poderá ser grande. Portanto, a senha merece consideração especial, pois, afinal, ela é de sua inteira responsabilidade.
    Uma boa senha deve ter pelo menos oito caracteres (letras, números ou símbolos), ser simples de digitar e, o mais importante, fácil de lembrar. Normalmente, os sistemas diferenciam letras maiúsculas das minúsculas, o que já ajuda na composição da senha.
    Claro que seu sobrenome, números de documentos, placas de carro, números de telefones e datas deverão estar fora de sua lista de senhas. Esses dados são muito fáceis de se obter e qualquer criminoso tentaria utilizar estes tipos de informações para se passar por você.
    É fácil perceber: quanto mais bagunçada a senha, melhor, pois mais difícil será descobrí-la. Assim, tente misturar letras maiúsculas, minúsculas, números e sinais de pontuação. Uma regra realmente prática e que gera boas senhas difíceis de serem descobertas é utilizar uma frase qualquer e pegar a primeira, segunda ou a última letra de cada palavra. Por exemplo: usando a frase "batatinha quando nasce se esparrama pelo chão", podemos gerar a seguinte senha "BqnsepC". Mas só tem 7 caracteres! Precisamos de pelo menos, mais um para completar o mínimo de 8 caracteres. Assim a senha gerada fica: "!BqnsepC". Note que a senha gerada é bem bagunçada, tem 8 caracteres com letras minúscula e maiúsculas e sinal de pontuação colocado em um lugar pouco convencional. Senhas geradas dessa maneira são fáceis de lembrar e são, normalmente, difíceis de serem descobertas.

Com que frequência se deve trocar a senha?

    A regra básica é trocá-la, pelo menos, a cada dois ou três meses. Existem páginas nos provedores que facilitam a troca de senha, e estão lá para serem utilizadas. Trocando-a regularmente você garante a integridade da mesma. Caso não encontre o serviço de troca de senha no site de seu provedor, entre em contato com o serviço de suporte, mas não aceite que a mudança da senha seja feita por funcionários. A alteração da senha sempre deve ser feita pelo próprio dono!

Quantas senhas diferentes devem ser usadas?

    Várias: uma para cada site de e-mail gratuito, uma para seu provedor, uma para o banco, uma para cada loja virtual, uma para... Imagine o estrago que uma pessoa pode fazer se descobrir uma de suas senhas. Se a senha que você usa for igual para todos os sites e serviços que você utiliza, com certeza o estrago e prejuízo serão grandes!

Fonte: FRAUDES: Prevenção a fraudes e golpes - Arnaldo F. dos Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário