segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Formulários, Comércio Eletrônico e Home-Banking

     Sempre que utilizar a internet para transações comerciais envolvendo seu dinheiro, verifique dois itens importantissímos:
- se o site visitado pertence a uma instituição de confiança e que tenha um bom nome no mercado;
- se o site utiliza algum esquema de conexão segura.
    O primeiro item deve ser óbvio ao usuário: sites desconhecidos podem causar mais aborrecimentos do que soluções.
    O segundo item é o mais importante, pois garante que os dados digitados nos formulários (ou na realização das transações bancárias, por exemplo) estejam protegidos dos olhares curiosos dos hackers.
    Como verificar, então, se a conexão é segura? Existem duas maneiras diferentes:
- a primeira é através do endereço do site que deve começar com https:// (note que é diferente dos http:// das conexões normais). O ''s'' antes do sinal de dois pontos indica que o endereço em questão é de um site com conexão segura e, portanto, os dados do formulário serão criptografados antes de serem enviados.
- a segunda, e a mais importante, é que seu browser irá indicar se a conexão está segura através de algum sinal. O sinal mais adotado nos browsers é o de um desenho de um cadeadinho fechado (se o cadeado estiver aberto, a conexão não é segura), alguns browsers também deixam o domínio em outra cor para indicar que é uma conexão segura. Abrindo a Kawacki no Firefox o domínio Kawacki.com.br aparece em azul. Se você clicar nessa parte azul ou no cadeado, obterá informações sobre o método de criptografia utilizado para cifrar os dados do formulário (ou da transação). Verifique sempre o tamanho da chave utilizada: chaves menores que 40bits, que são usadas em browsers mais antigos, são consideradas inseguras. O ideal é utilizar browsers que usem chaves de,  pelo menos, 128bits de tamanho (as versões mais atuais dos browsers já as utilizam).
    As transações comerciais via internet são tão seguras quanto as realizadas ''no balcão'', mas sempre verifique se a conexão está segura antes de enviar qualquer dado ao site.

Fonte: FRAUDES: Prevenção a fraudes e golpes - Arnaldo F. dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário